Objetivos

O Laboratório de Varejo do CEPEV está localizado na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), campus Leste da Universidade de São Paulo (USP). Contando com um espaço físico de 150m², tem como objetivo promover estudos, experiências e aplicações das inovações que estão ocorrendo e que são previstas para o varejo.

Busca-se desenvolver novos conhecimentos por meio da integração multidisciplinar, e representar um centro de treinamento e desenvolvimento para os stakeholders do setor. Essa multidisciplinaridade poderá ser aplicada envolvendo os cursos de Marketing, Sistemas de Informação, Textil e Moda, Gestão Ambiental e Gestão de Políticas Públicas.


Públicos envolvidos no projeto

  • Acadêmico: Professores e Estudantes da Each e de outras instituições nacionais e internacionais
  • Empresarial: Empreendedores, empresários e gestores do varejo, da indústria e de empresas de tecnologia e serviços
  • Associações : Associações de Classe, Órgãos Governamentais e Público em Geral.

Estudos a serem desenvolvidos

1) Teste de Conceito

Estudos de aplicação prática de novos conceitos, tanto em termos de novas tecnologias, como de novas formas de exposição, de alocação de produtos e de experiências de compras.

 

2) Workshops de Gestão de Varejo
Discussão de novos modelos de gestão, com a aplicação de diferentes conceitos e impactos das novas ferramentas de gestão, estabelecendo a visão conceitual e prática das aplicações.

3) Pesquisas de Campo

Pesquisas de produtos, embalagens, comportamento do shopper, reações a inovações e possibilidade de levantamentos empíricos do tipo A/B.

4) Workshops de Integração da Indústria e Varejo
Discussões sobre Gestão de Categorias, de Exposição de Linhas, de Orientação de Mix de Produtos integrando a indústria e seus clientes.